Assistência linha branca: evite maiores prejuízos
A maioria dos eletrodomésticos que fazem parte da chamada linha branca são itens essenciais e de uso diário. Sendo aparelhos tão necessários e com modelos cada vez mais ricos em tecnologia, é possível que a manutenção acabe ficando esquecida.
Isso acontece porque com aparelhos mais inteligentes, a impressão que temos é de que eles podem ter o próprio auto cuidado, mas infelizmente isso ainda não acontece. Dessa forma, para que os eletrodomésticos da linha branca mantenham um bom desempenho é preciso investir em cuidados básicos.
Linha branca: quais são os aparelhos?
Antes de falarmos sobre como evitar problemas, vamos conhecer quais são os aparelhos que compõem a linha branca:
- Ar-condicionado;
- Freezers verticais ou horizontais;
- Microondas;
- Máquinas de lavar roupa;
- Máquinas de lavar louça;
- Secadoras;
- Refrigeradores.
Apesar do design moderno, muitos desses produtos tem uma estrutura com compartimentos e peças feitas em plástico, o que pode significar menor resistência.
Entretanto, isso não quer dizer que sejam aparelhos de baixa qualidade, pois a escolha por esse tipo de matéria prima se deve principalmente ao fato de as empresas desejarem oferecer melhores design, mais opções de tamanhos e redução do peso.
Principais problemas dos aparelhos linha branca
Os problemas mais comuns estão relacionados com sobrecargas de energia elétrica e transbordo da capacidade dos aparelhos. Muitas vezes o prejuízo é irreversível, não tendo possibilidade de reparo. Apesar de eletrodomésticos inteligentes trazerem muita praticidade, por outro lado são mais sensíveis.
A manutenção preventiva dos aparelhos linha branca são a melhor alternativa para evitar problemas, gastos imprevistos ou até mesmo substituições prematuras – ou seja – itens novos que apresentam defeitos graves e sem a possibilidade de conserto.
Dicas práticas de cuidados com equipamentos linha branca
Existem formas de prolongar a vida útil dos seus aparelhos e vamos dar algumas dicas que você pode aproveitar na rotina diária.
Ar-condicionado
A cada 10 dias faça limpeza dos filtros e da parte externa do equipamento. Isso evita que o excesso de pó cause entupimentos e que apareçam alergias devido à falta de manutenção.
Máquina de lavar roupa
Vistorie as roupas antes de colocá-las na máquina, esvaziando os bolsos para evitar que objetos esquecidos danifiquem a parte interna.
Nunca exceda a capacidade máxima de peso indicada pelo fabricante e nem as quantidades sugeridas dos produtos para limpeza das roupas.
Periodicamente realize a limpeza interna e externa com produtos apropriados.
Máquina de lavar louça
Semanalmente higienize a máquina completamente, incluindo as borrachas de vedação que costumam reter resíduos das lavagens.
O filtro da lavadora de louças também precisa de manutenção periódica, de acordo com o uso, mas em geral a cada dois meses.
Para mais eficiência, sempre encha a máquina de lavar completamente, ela faz um trabalho melhor quando tem uma quantidade de louças maior.
Secadora
Nunca coloque peças encharcadas na secadora, pois além de danificar o equipamento, o consumo de energia elétrica pode triplicar.
Tenha atenção ao tipo de tecido também, pois nem todos podem ir à secadora e nesse caso o prejuízo poderia incluir a própria roupa.
Freezers e refrigeradores
Os cuidados básicos se referem a limpeza interna e atenção às capacidades das prateleiras.
Entretanto, a cada dois anos é preciso que uma assistência técnica especializada verifique o estado do compressor, a qualidade da refrigeração e da vida útil das borrachas que vedam as portas.
Microondas
Para manter o bom funcionamento basta investir em limpeza constante evitando abrasivos. É importante lembrar que metais e alguns tipos de plásticos não devem ser levados ao microondas e isso pode ser consultado no manual do aparelho.