O uso de vidros na linha branca
Além de ser amplamente utilizado na construção civil e também na linha automotiva, o vidro é um material muito utilizado pelos fabricantes da chamada linha branca de eletrodomésticos, que é como são conhecidos os fogões, os fornos de micro-ondas, as geladeiras e as máquinas de lavar.
O uso do vidro dá a esses produtos uma série de ganhos, que vão desde os benefícios sustentáveis da utilização do material até a melhor estética oferecida pelo vidro. A boa resistência química, a durabilidade e a transparência do vidro float são atrações para os consumidores, que se beneficiam das facilidades de limpeza e de manutenção.
Dois processos de produção de vidro são prioritariamente aproveitados pelos fabricantes da linha branca de eletrodomésticos: a têmpera, que produz um material mais resistente aos choques mecânicos e às altas temperaturas; e a serigrafia, que, além de fornecer um material tão durável quanto o temperado, é feito com uma camada de tinta que acrescenta possibilidades estéticas ao vidro.
Além do float, o vidro impresso tem conquistado cada vez mais espaço em linhas de eletrodomésticos, já que pode ser produzido com uma imensa gama de texturas e aplicado com cores e espessuras diferentes. É uma opção excelente para prateleiras de geladeiras, dando beleza à parte interna e garantindo mais leveza ao produto, além de dar visibilidade a todos os produtos estocados. Nos fogões e fornos de micro-ondas, o vidro impresso, assim com o float, minimiza a perda de calor para o ambiente externo, auxiliando na conservação dos alimentos.